domingo, 4 de maio de 2008

Networking

Networking (Rede de Relacionamentos)

Responda com franqueza. Quantas das oportunidades que surgiram em sua vida, foram apresentadas por pessoas que fazem parte de sua rede de contatos?
Tenho certeza que você respondeu – quase todas. Estou certo?
Pois bem, se nós observarmos atentamente, a grande maioria das oportunidades surgem através de nossos conhecidos.

Mas o que vem a ser nossa rede de relacionamentos? De que forma você pode estruturá-la? Quem deve fazer parte desta rede? Como podemos usufruir dela?

Todas as pessoas que travamos contato podem e devem fazer parte de nossa networking. Familiares, colegas de trabalho, amigos, a turma do lazer etc e, até aqueles que por algum motivo nos entregam um cartão de visita. Enfim, até os agentes de outras redes podem participar, mesmo que indiretamente, de nossa rede de relacionamentos.

Para que possamos estruturar nossa teia (net) de relações, precisamos, primeiramente, assumir a postura de um networker. Já que estamos cientes da importância de uma rede em nossas vidas, devemos:

· Querer ter uma rede de relacionamentos;
· Buscar ampliá-la, pois quanto maior ela for mais oportunidade pode surgir daí;
· Tomar a iniciativa de incentivar a troca de informações entre os participantes. Se alguém está desempregado, vasculhe seus contatos em busca de alguém que possa ajudá-lo. Procure ser o facilitador das apresentações.
· Estruture e cultive sua rede. Ela é como uma planta que necessita de seus cuidados.

Bem, se você nunca fez isso e está disposto a se beneficiar deste esquema, comece listando as 200 pessoas que irão “dar o pontapé inicial” em sua networking. Ressuscite aqueles colegas, amigos e conhecidos que há muito você não se relaciona.
Como as pessoas gostam de falar de si e como você tem dois ouvidos e uma só boca, escute as pessoas, identifique seus interesses, suas habilidades, seus projetos em andamento e os futuros, suas preferências esportivas etc.
Anote estes dados em seu micro, para que você possa percorrer sua rede a qualquer momento. Não se esqueça de anotar os telefones e/ou os e-mails para futuras conversas e

Mantenha viva sua rede através de contatos periódicos.


Uma boa dica para começar, é participar de sites de relacionamentos, como por exemplo, o Orkut e o Via 6. Não se esqueça que esses sites costumam estar abertos para todas as pessoas e, portanto, é provável que elas leiam seu perfil e vejam suas comunidades. Cuidado!
Uma coisa interessante: porque algumas empresas insistem em bloquear os sites de relacionamento? Não dá para entender. E o que dizer do MSN, pior ainda. Todos - clientes e fornecedores - estão conectados.

Bem amigo leitor, se você quer conhecer um pouco mais sobre o assunto, não deixe de ler o livro de Andéa Lèbre : Networking – Como criar, manter e usufruir de sua rede de contatos da Editora Qualitymark.

Vamos ampliar nossa networking?

O quê você está esperando?

Um comentário:

Unknown disse...

Uma das grandes dificuldades que há entre os joves e os adultos é perceber que essas "novidades" (msn, orkut) também fazemparte da tecnologia da informação (TI)
até pra mim mesmo, não me excluo.
mas foi legal a postagem.
Agora é correr atrás das oportunidades que muitas vezes perdemos por achar que essas coisas são apenas meios de diversão.
um abraço