domingo, 9 de março de 2008

A Arca de Noé ou o Objetivo, esse desprezado

Estava relendo este texto adaptado por mim em 99 e achei que ele está mais atual do que nunca.
Poderia incluir novas tecnologias, contudo, optei por manter o original.
Nos anos 80 o texto da Overall Corporation Management and Business fez mais sucesso que a música do Créu em 07/08.
Vale a pena ler essa síntese.


A Arca de Noé ou O Objetivo, esse desprezado

Absalão era um homem que se podia conceituar como justo. Aos 65 anos, era um estudioso e quando repetia os sábios dizendo que os lados de um quadrado eram iguais, tornava-se difícil entendê-lo.
Um dia Absalão andava pela ravina, quando de repente
- “PUFF” – uma nuvem de fumaça apareceu e uma voz chamou seu nome
Absalão prostou-se apavorado. Só podia ser o Criador.
_ ABSALÃO- voltou a voz – NÃO ESTOU CONTENTE COM OS HOMENS. GUERREIAM ENTRE SI, DEFENDEM INTERESSES PESSOAIS E USAM A POLÍTICA PARA SEREM PODEROSOS. FAREI CHOVER POR 40 DIAS E 40 NOITES, ATÉ COBRIR A TERRA DE ÁGUA, ISSO SERÁ CONHECIDO COMO DILÚVIO. VÁ, CONSTRUA UM BARCO PARA VOCÊ E SUA FAMÍLIA E COLOQUE UM CASAL DE CADA SER VIVO. VOCÊ TERÁ 4 MESES PARA ESTE EMPREENDIMENTO. MEU CONTATO COM VOCÊ SERÁ DORAVANTE O ARCANJO GABRIEL. PUFF ! e as nuvens sumiram.
Mas Absalão não conhecia nada de barcos, porém não iria discutir com o Criador, rebuscou a memória e lembrou-se de um engenheiro naval chamado Noé. Serei o coordenador do Empreendimento e o Noé o elemento técnico. Imediatamente procurou a home-page de Noé e enviou-lhe um e-mail, pedindo para construir um grande barco.
Noé respondeu o e-mail querendo mais detalhes sobre o tipo de embarcação.
Absalão, preocupado com o tempo, respondeu que não queria saber de detalhes, apenas queria um barco de carga para fazer uma longa viagem.
No dia seguinte encontraram-se e Noé informou que ali mesmo tinham uma floresta com madeira apropriada e em quantidade suficiente.
- Acho – disse Noé - que com 10 carpinteiros, que consigo arranjar, e mais 1 mês de trabalho duro, estaremos com o barco pronto.
- Não, não Noé – disse Absalão com um sorriso – este Empreendimento é grande e a coordenação será minha. Serei como um Presidente e o você será o técnico. Combinado ?
3º dia
Absalão entra em contato com Roboão, que era especialista em seleção de beterrabas. Tenho certeza que por um salário um pouco maior virá trabalhar comigo.
- Mas chefe, se o técnico disse 10 carpinteiros, precisamos de no mínimo 15. O senhor sabe, faltas, doenças, “turn-over”... E para selecionar bem 15 homens, temos que explorar um universo de pelo menos 150 a 200 carpinteiros. Levarei algum tempo e precisarei de auxiliares.
- Confio em você Roboão, achei o Noé muito simplista.
Esta noite Absalão dormiu tranqüilo. Em 3 dias já tinha um técnico e um especialista em pessoal.
O Presidente foi acordado por Roboão com boas notícias
- Já temos 5 homens anunciando no povoado e oferecendo 5 dinheiros. Temos assim, 5 recrutadores e 10 examinadores para a fase de seleção. A propósito, não quero responsabilidades com o numerário. O que o senhor acha de termos um gerente financeiro para o Empreendimento ?
- Bem lembrado Roboão ! Conheço um tal de Judas, mas não creio que seja de confiança.
- Não se preocupe. Farei pessoalmente a seleção.
O Empreendimento ia de vento em popa. Absalão adquiriu uma cabana de madeira, com divisórias, carpete, fax, microcomputadores e instalações elétricas adequadas. Imediatamente terceirizou o pessoal da zeladoria, limpeza e segurança.





10º dia
- Senhor Presidente, falou timidamente a graciosa recepcionista, está aqui o Dr. Noé com alguns desenhos e ....
- Minha filha, já disse para não me interromper. Diga ao Dr. Noé que falo com ele amanhã. Absalão continuou a entrevista com o futuro Gerente de Materiais. Material é uma área delicada para o Empreendimento.
Neste momento entrou Job, o Secretário Executivo do Presidente.
_ Senhor Presidente, acaba de chegar um relatório da Segurança indicando certos nomes que não devem ser contratados. Há suspeitas de que alguns não sejam confiáveis.

Passaram-se 15 dias e o organograma proposto já estava na mesa do Presidente. Uma Diretoria das Coisas (DC), uma de Investimentos (DI) e uma de Barco (DB).
20º Dia
Já funcionava um laboratório especializado para a medida de densidade da madeira, análise de fungos e cupins. A Administração, em 20 dias, já havia elaborado as provas de seleção para Arquivista de Desenho Naval, provas de seleção para o pessoal de seleção, pessoal de apoio etc.
Naquela noite Absalão estava cansado mas não pôde se esquivar de receber Noé em sua residência.
- Senhor Presidente o projeto do barco já está pronto e o pessoal do Grupo de Trabalho do Barco (GT-Bar) ainda não foi nomeado. O material já foi especificado e o laboratório ainda não emitiu nenhum laudo de aprovação e ainda, não conseguiram contratar nenhum carpinteiro. Se o senhor me permite ...
- Não se preocupe Noé. Falarei amanhã com o DB e com o DC e apressarei a contratação do pessoal.
25º Dia
O Presidente parabenizou Roboão, afinal já são 500 empregados e ainda consegui comprimir o quadro que era de 800 pessoas. Que economia !
- A propósito, como vai a contratação dos carpinteiros ?
- Ora chefe, o senhor sabe que já aumentamos a oferta salarial e nem assim conseguimos candidatos aptos. Eles sequer passam no 1º psicotécnico. Estou pensando em recrutar carpinteiro em outros povoados e através da Internet.
40º Dia
Absalão estava satisfeito: o Empreendimento era o orgulho do povoado e havia muito trabalho e emprego para todos. O Departamento de Segurança e Higiene do Trabalho tinha sido criado e o Ambulatório já atendia 20 pessoas por dia.
80º Dia
Absalão estava orgulhoso. Era Presidente de um Empreendimento que já contava com 1.200 pessoas. As preocupações de Noé eram infundadas. Felizmente já havia o Diretor Técnico para despachá-lo .
Repentinamente, Absalão se lembrou do prazo e desabafou com Job.
- Veja só. Faltam 40 dias e a Divisão de Importação diz que há crise de transportes e a madeira só chegará em 10 dias. O pessoal de P.O. , OSM e Informática já fizeram de tudo para diminuir o caminho crítico de um tal de PERTO, sem sucesso. Quero uma reunião com os Diretores.
- Mas Presidente, perguntou Job, faltam 40 dias para que ?
- Para o dilúvio, meu filho, para o dilúvio ! Envie o seguinte e-mail :
De : Absalão Presidente (AP)
Para : O Senhor Criador (SC)
Solicito prorrogação do prazo restante de 40 dias. Existem dificuldades intransponíveis com a crise internacional de madeira.
Prostações ,
Absalão
A resposta foi imediata: CONCEDIDO MAIS 5 DIAS IMPRORROGÁVEIS. ELEVAÇÃO DAS ÁGUAS ESTÃO EM ANDAMENTO.
Jo, pela Intranet, iniciou a fofoca sobre o dilúvio.
100º Dia
- Senhores – falou gravemente o Presidente
Todos olharam esperançosos
- A situação do Empreendimento é razoável, mas temos que tomar uma atitude mais séria quanto ao projeto do barco ...
- Presidente, não quero interrompê-lo, mas em nossos arquivos não constam os exames de admissão de Noé e nem sabemos se ele é mesmo engenheiro naval ...
- Sim, a culpa é minha, falou o Presidente, mas quando contratei Noé ainda não existiam as normas do Empreendimento.
- Esse Noé é um oportunista, querendo se fazer passar por engenheiro naval, sem ter freqüentado nenhum curso regular ...
- Não há outra solução senhor Presidente ...
Todos se entreolharam. Alguns começaram a rabiscar flechas nos blocos de anotações.
Absalão calado. Por fim decidiu:
- Noé está despedido ! Roboão providencie as anotações em sua carteira de trabalho ...
- Mas chefe, nem carteira ele tem ...
- Então notifique-º
Noé realmente ficou furioso. Estava disposto a sair daquela terra e o caminho mais fácil era pelo rio. Partiu para a floresta e reuniu 5 carpinteiros.
- Amigos – disse Noé – vamos cortar estas árvores bichadas mesmo. Construiremos um barco e sairemos daqui ! Levaremos uns bichos à bordo para comer na viagem.
Em poucos dias, o casco do barco já tomava forma.
125 º dia
O Presidente acordou preocupado. A madeira já tinha chegado, mas só haviam 3 carpinteiro e o que era pior, o IBAMA havia libertado todos os animais que iriam ser levados no barco.
Absalão foi direto ao computador e passou um e-mail para o Criador.
De : Absalão Presidente (AP)
Para : Senhor Criador (SC)
Dificuldades insuperáveis com o projetista atrasaram o Empreendimento.
Solicito prorrogação de prazo.
A resposta foi imediata : Prorrogação NEGADA.
E começou a chover ...
- Chefe, há um barco descendo o rio. Veja na proa ... está escrito ... ARCA DE NOÉ.

Obs.: Sorria, discretamente, se você vestiu a carapuça durante a leitura.

(Baseado em artigo do Overall Corporation Management and Business)

2 comentários:

Jack disse...

Muito legal este texto!!!
Parabéns pelo blog!!!
Abraço!!!

paty disse...

Curso Administração de empresas pela AIEC, acabei de fazer potifólio sobre esse artigo achei muito legal, e muito atual.

Parabéns!

Abraços
Patricia Santana