segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Mc Ford T

Mc Ford T

No início do século XX, Henry Ford fez um grande sucesso com sua, ainda hoje utilizada, linha de montagem. Os carros passaram a ser produzidos muito mais rapidamente que nos concorrentes, contudo, todos os carros eram pretos com o pretexto da redução de custos. Sloan da GM assumiu a liderança produzindo carros com várias cores.

Em meados da década de 50, foi criado o Mc Donald, fruto da visão de Ray Kroc que propôs uma franquia do restaurante dos irmãos Dick e Maurice McDonald donos de uma casa super eficiente. O McDonald, nos formatos que conhecemos, chegou ao Brasil no final da década de 70. Como mérito o conceito de fila única e de linha de produção. Hoje é a maior cadeia de “restaurantes” do planeta, atendendo cerca de 18 bilhões de pessoas em todo mundo.

O modelo, idêntico ao de Henry Ford, se mostrou vigoroso e muitos empresários passaram a ser franqueados desse negócio. Muito bom comer uma batata frita com sabor muito parecido em qualquer parte do mundo. Contudo o mundo mudou e com essa mudança, mudaram, também, os hábitos alimentares.

A partir de meados dos anos 90 o conceito de inovação e sua aplicação subiram o pódio das organizações. Inovar é preciso, eis o mantram do século XXI. Com essa nova visão os próprios conceitos de marketing passaram a ser questionados.

As montadoras, ainda antes dos anos 90, passaram a criar um leque de opções de acessórios para escolha dos clientes. Um grande avanço: produzir em escala e personalizar o produto para o cliente. Eis o desafio da atualidade.

Recentemente tivemos um grande exemplo desse novo conceito em ação: o iGoogle. Milhões de pessoas possuem a opção de personalizar o buscador mais utilizado no mundo. Para quem não sabe, é possível personalizar o tema (que se altera ao longo do dia) e dos conteúdos que irão compor a “sua” página. O conceito: produzir em escala, de forma customizada e com controle dos custos, cada vez mais passa a ser aplicado. O consumidor de hoje é mais exigente e a inovação com vistas a fidelidade dos clientes, passa a ser o palco de batalha dos estrategistas de marketing.

Bem... o que será dos formatos de negócios baseados no Mc Ford T? Quem viver verá!

Um comentário:

Jéricka disse...

Ideias brilhantes surgem e as mesmas são aperfeiçoadas, melhoradas, potencializadas e isso vai continuar acontecendo, acredito que enquanto houver uma cabeça pensante a evolução caminhara rumo ao futuro!

Beijão Oscar =*