segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Aprendendo com as eleições


Aprendendo com as eleições ou Qualquer semelhança com o mundo corporativo é mera coincidência

As lições dessas eleições foram muitas e podem ser trazidas para o ecossistema empresarial, vejamos algumas delas:

  1)   Mesmice


Andando pela Avenida Alberto Braune, em Nova Friburgo, foi possível observar a falta de criatividade das “placas” dos candidatos. Todas iguais! Mudam os nomes, as fotos e os números. Como se sobressair em um “mundo” de clones, e, por que não dizer de plágios? E quanto aos famosos santinhos? Triste, né! Parece até que todos os partidos e candidatos fizeram uma compra coletiva de cartazes e santinhos.
E quanto à comédia dos horários de propaganda eleitoral?
Será que as empresas seguem a mesma linha para divulgar seus produtos e serviços?
Como se destacar? Claro... sendo diferente!


  2)  Incoerência entre a fala e a ação


Muitos candidatos falaram sobre meio ambiente em suas plataformas políticas. Alguns eram até ambientalistas de carteirinha.
Quantos santinhos você recebeu que utilizavam papel reciclado?
E quanto àquelas horríveis estruturas dos cartazes, será que eram de madeira de reflorestamento? E quanto às de metais? Será que eram de ferro reciclado? Vi cartazes que usavam garrafas pet com água, nosso bem mais escasso, para evitar a ação dos ventos.
Quantas estruturas de cartazes você viu que utilizavam, por exemplo, o bambu? Eu só vi uma!
Esse tipo de fala diferente das ações, ainda é muito comum em muitas empresas.                                Porque então não alinhar a fala às ações?


   3) Candidato Pinóquio


E quanto a algumas propostas? Candidatos sem noção confundem ideias com propostas, e é claro que não vão conseguir implantá-las.
Não sei se são mentirosos, contudo é fácil perceber que algumas ideias, simplesmente, não podem ser postas em prática.
Qualquer semelhança com colegas de trabalho é mera coincidência......