Aprendendo com as
eleições ou Qualquer semelhança com o mundo corporativo é mera coincidência
As lições dessas eleições foram muitas e podem ser trazidas para
o ecossistema empresarial, vejamos algumas delas:
1) Mesmice
Andando pela Avenida Alberto Braune, em
Nova Friburgo, foi possível observar a falta de criatividade das “placas” dos
candidatos. Todas iguais! Mudam os nomes, as fotos e os números. Como se
sobressair em um “mundo” de clones, e, por que não dizer de plágios? E quanto
aos famosos santinhos? Triste, né! Parece até que todos os partidos e
candidatos fizeram uma compra coletiva de cartazes e santinhos.
E quanto à comédia dos horários de propaganda
eleitoral?
Será que as empresas seguem a mesma linha
para divulgar seus produtos e serviços?
Como se destacar? Claro... sendo diferente!
2) Incoerência entre a fala e a ação
Muitos candidatos falaram sobre meio
ambiente em suas plataformas políticas. Alguns eram até ambientalistas de
carteirinha.
Quantos santinhos você recebeu que
utilizavam papel reciclado?
E quanto àquelas horríveis estruturas dos
cartazes, será que eram de madeira de reflorestamento? E quanto às de metais?
Será que eram de ferro reciclado? Vi cartazes que usavam garrafas pet com água,
nosso bem mais escasso, para evitar a ação dos ventos.
Quantas estruturas de cartazes você viu que
utilizavam, por exemplo, o bambu? Eu só vi uma!
Esse tipo de fala diferente das ações,
ainda é muito comum em muitas empresas. Porque então não alinhar a fala às
ações?
3) Candidato Pinóquio
E quanto a algumas propostas? Candidatos
sem noção confundem ideias com propostas, e é claro que não vão conseguir
implantá-las.
Não sei se são mentirosos, contudo é fácil
perceber que algumas ideias, simplesmente, não podem ser postas em prática.
Qualquer semelhança com colegas de trabalho
é mera coincidência......