quinta-feira, 5 de maio de 2011

Em tempo de vacas gordas...

Em tempo de vacas gordas….

O BalancedScore Card é uma ferramenta que permite ao empresário e/ou empreendedor identificar as ações necessárias para atingir a visão da empresa.

Sem dúvida alguma é um ótimo instrumento de gestão, contudo, será que ele está sendo usado de forma coerente? Será que estamos dando a devida importância às diversas dimensões que compõem o mapa estratégico?

O Brasil cresceu bastante no ano de 2010, e está previsto crescimento para o ano de 2011. No caso do estado do Rio de Janeiro, essa previsão se expande até 2015/2016. O que fazer com o grande problema, amplamente divulgado pela mídia,  a dificuldade para contratar colaboradores qualificados?

O BSC considera, normalmente 4 dimensões: financeira, mercado , processos internos e pessoas e tecnologia. Por princípio, a parte superior deve contemplar aquela dimensão mais importante para o atingimento (foco nos resultados) da visão da empresa. É difícil encontrar um mapa estratégico onde mercado ou a área financeira não estejam no topo das estratégias.

É possível perceber que as empresas, bem ou mal, estão conseguindo ampliar mercados e receitas, contudo, as queixas continuam as mesmas, ou seja, é preciso contratar mão de obra (detesto o termo) qualificada.

Se essa é uma realidade que deve continuar existindo no curto e médio prazo, será que ao construir o mapa estratégico não deveriamos colocar a dimensão “Pessoas e Tecnologia” no topo do BSC? Será que atrair e reter talentos não deveria fazer parte da visão das empresas? Vivemos a era do conhecimento, onde as pessoas como agentes do conhecimento devem ser reconhecidas e, portanto, devem receber o destaque merecido.

Senhores empresários, será que é chegada a hora de valorizar os talentos de sua empresa? Claro que sim! Uma demissão pode chegar a custar duas vezes o salário anual de quem sai. Será que sua empresa adota práticas que estimulem a retenção dos talentosos? Em tempos de vagas gordas - e de vacas magras, também - são as pessoas que fazem a diferença.