sábado, 25 de outubro de 2008

Enthousiasmos


Entusiasmo

Eu fiquei surpreso com o significado da palavra.

Vejamos o que diz o dicionário Caldas Aulete: “Forte alegria e animação”. Já no Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa podemos ler: “Arrebatamento; paixão; ...; inspiração. (Do grego enthousiasmos).

Evoluindo um pouco mais....

Enthousiasmos significa: En + thous + mos

En = Sopro
Thous = Theos = Deus
Mos = dentro

Então entusiasmo significa “O sopro de Deus no interior”.

Claro, o sopro de Deus no interior nos causa forte alegria e animação, bem como o arrebatamento e inspiração.

Demais essa palavra....

Vejamos algumas citações sobre o enthousiasmos (1):
· "É o entusiasmo que move o mundo." (Arthur Balfour)
· "Sem entusiasmo nunca se realizou nada de grandioso." (Ralph Waldo Emerson)
· "Os anos enrugam a pele, mas renunciar ao entusiasmo faz enrugar a alma." (Albert Schweitzer)
· "O homem começa a morrer na idade em que perde o entusiasmo." (Honoré de Balzac)
· "O entusiasmo é a maior força da alma. Conserva-o e nunca te faltará poder para conseguires o que desejas." (Napoleão Bonaparte)
· "Uma pessoa tem entusiasmo por 30 minutos, outra por 30 dias, mas é a pessoa que tem entusiasmo por 30 anos que faz da sua vida um sucesso." (Edward Burgess Butler)
· "Nem que seja para fazer alfinetes, o entusiasmo é indispensável para sermos bons no nosso ofício." (Denis Diderot)

Em um mundo em constante transformação, ser bom não é mais o suficiente. Precisamos ser os melhores. Precisamos fazer aquilo que nos destaca dos demais. Cada um de nós possui uma ou mais características que são admiradas pelas pessoas. Precisamos descobri-las e colocá-las em nossos trabalhos e em nossas vidas. Essas características irão nos conduzir à motivação e ao entusiasmo. Elas são duas palavras-chaves de todas as eras e não apenas dos tempos atuais.

Uma dica: jamais troque seus princípios por um objetivo. Se você fizer isso, vai se incomodar tanto que, aos poucos, irá perder o entusiasmo e a automotivação.
Será que é possível alguém ser bem-sucedido em seu trabalho sem esse sopro divino?


(1) Disponível em http://www.sitequente.com/frases/entusiasmo.html acessado em 25/10/08

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Seu trabalho ficou velho?

Seu trabalho ficou velho?



Saiu no caderno Boa Chance de 05/10/08: "Roberto Cassano, da Agência Frog, costuma dizer aos analistas de mídias sociais que, no dia em que a mãe deles entenderem o que fazem, é porque o trabalho ficou velho."



Caraca!



Novas profissões surgem a cada dia. Outras se extiguem...

Alguns gestores de pessoas insistem em continuar definindo o perfil dos cargos.
Em um mundo de empregabilidade supervolátil, nem a modelagem de cargos se sustenta mais.



Ao invés de perdermos tempo defindo cargos, não seria mais interessante tentar descrever o espaço funcional dos colaboradores?



Quando os cargos são exaustivamente definidos, alguns colaboradores "da antiga" insistem em se esconder atrás do escopo dessa definição. Volta e meia escuto: "Isso não faz parte de minha função!"



Creio que num mundo onde a inovação é questão de sobrevivência, limitar o escopo do trabalho é, simplesmente, manter o status quo dos velhos e rígidos organogramas clássicos. Ou seja, estamos engessando a criatividade de nossos talentosos colaboradores e, consequentemente, restringimos nossa empresa.



Afinal, o que é espaço funcional?

Veja só: novas necessidades surgem a cada instante, logo, limitar o trabalho aos formatos tradicionais só pode trazer como resultado o descontentamento.
O espaço funcional indica as ações que os colaboradores devem desempenhar e os valores que devem nortear seus trabalhos, sem contudo serem definitivas.
Ela descreve a linha mestra do trabalho a ser desempenhado e as competências que seu ocupante deve possuir. Lembrando que competência é sinônimo de CHA (conhecimentos, habilidades e atitudes desejados)
O espaço funcional, portanto, é flexível, mutante e exige pessoas (e gestão de pessoas) inovadoras.



Empresas organizadas como redes neurais, onde o espaço organizacional substitui a desgastada estrutura clássica (organograma tradicional) jamais irão perder a flexibilidade e a possibilidade de crescimento. Elas podem se expandir indefinidamente, sem inchar e sem criar hierarquias (que pressupõe uma pessoa melhor que a outra).




Chega de soluções antigas para novos problemas!
Precisamos de novas soluções para novos problemas.
O que deu certo no passado não está mais surtindo efeito no presente. Os bancos americanos que o digam.

É preciso mudar: é preciso inventar novas empresas, novas formas de organização, novos perfis profissionais, novos focos de controle (onde o intangível passa a ser relevante e imprescindível) e novas formas de olhar o cliente e o mercado.

Se sua mãe entende o que você faz, é muito provável que o seu trabalho tenha ficado velho. É hora de repensar sobre o que você faz e como você faz.